House of Cards, Mr. Robot e mais séries que derrubaram a quarta parede

A quarta parede é uma parede imaginária que se localiza entre o espectador e a obra de ficção. Quando está “de pé”, a quarta parede deixa bem claro os limites entre encenação e àqueles que a assistem. Ao derrubar a quarta parede, os personagens passam a interagir com o público. Na televisão, algumas séries usaram esse artifício para conversar com o telespectador e contar as intenções dos protagonistas.

Fizemos uma lista de séries que quebraram a 4ª parede:

House of Cards

Desde o início do show, Frank Underwood (Kevin Spacey) se apresenta, conta suas intenções e interage conosco. Na trama, o protagonista é um político para lá de ambicioso que não mede esforços para alcançar seus objetivos. Os únicos que sabem suas reais motivações somos nós. Ele deixa claro todos passos que dá – isso sem um pingo de remorso.

Modern Family

De uma certa maneira Modern Family quebra a quarta parede. Eles não conversam com o público como se nós fossemos oniscientes, mas na série as famílias fazem depoimentos para um documentário. Então, a todo o momento, os personagens falam para a câmera.

Mr. Robot

Em Mr. Robot somos muito mais que uma alucinação de Elliot. O público se tornou um confidente (ou amigo imaginário) para as horas de pânico do hacker. O protagonista recorre ao telespectador para se assegurar do que ele está vivenciando é real (ou não).

Malcolm in the Middle

Malcolm in the Middle era famosa no início dos anos 2000 e contava a história de uma família. O personagem principal, Malcolm, era o filho do meio e usava o telespectador como seu diário. Para gente, ele contava todos os acontecimentos e narrava as situações.

How I Met Your Mother

A série não usava o recurso de quebra de quarta parede, apenas em uma situação específica. Em um episódio, em que os personagens estão discutindo exatamente esse recurso, Robin conversa com a câmera.

Compartilhe

Livia Jácome

Viciada em série muito tempo antes de Netflix, comprou um videocassete para gravar os episódios de Buffy. Ama até hoje Friends, Arquivo X e Sex and the City. Adora séries de ficção científica como Lost, Fringe e Orphan Black. Sempre que possível faz maratonas de novos seriados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com